BlogBlogs.Com.Br

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Buckminster Fuller

Quanto tempo sem blogar! muito trabalho dá nisso... Um blog abandonado e uma pequena LER (agora chamada de DORT) diminuindo minha produtividade mouse-dependente. Bom, lamentações expostas, vamos ao que interessa: hoje pretendo instigá-los a conhecer um pouco do trabalho de Buckminster Fuller, um dos grandes gênios que já estiveram por aí, encantando-nos com seu trabalho fascinante.


Richard Buckminster Fuller foi Arquiteto, Escritor, Designer, Alcoólatra, Sem-teto, suicida fracassado, decorador, Inventor, Professor, Futurista, e principalmente, Gênio.

Seus trabalhos mais conhecidos derivam do Domo Geodésico, na verdade criado por Walther Bauersfeld, mas cuja patente pertence a Fuller.
A genialidade da forma geodésica reside na origem simples do seu design, e que com as iterações do método detalhado e aperfeiçoado por Fuller, resulta em uma estrutura de extrema eficiência ao levar-se em consideração o seu peso próprio e a sua capacidade de carga.O engajamento nestes projetos levou Fuller a cunhar o termo "efemerização", ("fazer mais com menos" segundo o próprio) de aplicação sólida em seus projetos, registrando sua preocupação precoce em relação à sociedade da época, com o meio ambiente e o uso racional de recursos naturais. Em seu discurso, ao inaugurar a "Década Mundial do Design Científico" enfatizou a importância da "...aplicação de princípios científicos para a resolução dos problemas da humanidade..."  
Fuller vislumbrava um futuro breve em que a sociedade fizesse uso exclusivo de fontes energéticas renováveis, como solar e eólica, e também que a "educação e a sustentabilidade estivessem disponíveis para toda a humanidade".
É importante registrar o grande número de termos e neologismos criados por Fuller, reflexo de seu intelecto inquieto e inquisidor. Como exemplo, temos o termo sinergética (synergetics, originalmente) que ele definiu como um "...termo que pode ser usado de forma ampla, como linguagem metafórica, para comunicar experiências usando conceitos geométricos e, mais especificamente, para referenciar-se a estudos empíricos de sistemas em transformação, com ênfase no sistema como um todo, imprevisível a partir do comportamento de quaisquer componentes isolados". Isso bem antes do termo sinergia tornar-se popular.
Fuller também propôs "correções" a termos de uso corrente, que segundo ele, devem-se a visões cientificamente obsoletas. O termo inglês worldwide, seria desta forma um registro fóssil da crença no modelo de Terra plana, sendo neste caso mais correto aplicar dizer world-around.
Na extensão do mesmo raciocínio, os termos subir e descer (up e down) também seriam equivocados, sendo proposto por Fuller, o uso de entrar e sair (in e out) mais adequados à geometria esférica da Terra. Ou seja, não deveria-se dizer "upstairs" ou "downstairs" mas sim "oustairs" e "instairs". Analogamente, sunsight e sunclipse, seriam termos mais apropriados do que sunrise e sunset, claros vestígios da visão geocêntrica do universo.
Também criou o termo "tensegrity", algo como "integridade tensional" a base filosófica por assim dizer do entendimento do funcionamento mecânico de estruturas como um conjunto finito de elementos contíguos relacionados estruturalmente, que discretizam matematicamente um todo. É isso mesmo, antes dos modelos computacionais, ele já pensava em elementos finitos! a base matemática da Computer-Aided Engineering.
Definitivamente, esta é uma pessoa que eu gostaria de ter conhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário