BlogBlogs.Com.Br

sábado, 6 de março de 2010

Desabafo sobre cidadania ou a falta dela

Alguém pode me explicar a crise de cidadania que paira sobre Belém? Entre tantas outras coisas que muito incomodam rotineiramente pela minha amada cidade, esta é uma das mais recorrentes, protagonizada pelo fiscal de trânsito da CTBEL, que na última sexta-feira dia 05/03/2010 estava ao volante do veículo da foto abaixo.

O "fiscal do trânsito" em questão conversava tranquilamente na Tv. humaitá no bairro do Marco, quase em frente ao hospital Saúde da Mulher, enquanto um veículo estacionado em cima da calçada, impedia a passagem de uma jovem senhora e seu carrinho de bebê. Nem adiantava esperar que o distinto fiscal a auxiliasse pois a conversa lhe parecia mais interessante.
Tampouco havia-se de esperar que ele fizesse alguma coisa para facilitar a saída de 3 motoristas que ao deixarem o estabelecimento comercial em que se encontravam, além do trânsito habitualmente conturbado no local, ainda tinham que "negociar" espaço para passarem pelo lado oposto da rua pois a L200 do fiscal estava estacionada em fila dupla!
Sr. Fiscal, ultrapassar fila de carros parados no semáforo é infração grave, e não só do Código Nacional de Trânsito, mas do inescrito código de cidadania; dirigir em alta velocidade e ultrapassar sinal vermelho também, as três infrações que o Sr. cometeu na esquina da Tv. Humaitá com a Av. Pedro Miranda. O sinal para convergência à direita da Tv. Bernal do Couto também estava rubro quando de sua passagem por lá sabia? Inclusive... ficou verde 3 segundos depois!
Preciso lembrar que você poderia ter atropelado alguém?
Sem cometer nenhuma das infrações citadas, cheguei sem esforço no semáforo da Generalíssimo Deodoro bem ao seu lado, quando tive a oportunidade de fotografar o veículo conduzido de forma tão irresponsável, perigosa e inconsequente pelo Sr.
Pense, reflita, o Sr. não estava em atendimento de situação de emergência, havia real necessidade deste comportamento? A sua conduta não deveria ser tomada como exemplo?
Ainda não entendi se a crise é de cidadania ou de valores...

Nenhum comentário:

Postar um comentário