BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 2 de março de 2010

Novo Arranha-céu mais alto do mundo

Ao que parece, o lendário embate de egos e poder econômico e tecnológico cristalizado na construção de edifícios está mais vivo do que nunca.
(fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/)

A famosa "rixa" entre os construtores de Chicago e New York pelo prédio mais alto, conquista o mundo, mas os estadunidenses não querem ficar para trás!
Parece que os dias do Burj Khalifa como o prédio mais alto do mundo estão contados. No que depender da iniciativa privada de Miami, o mundo terá um novo "topo" construído pelo homem: já nas pranchetas o Miapolis, o futuro prédio mais alto do mundo.
Este projeto de 22 bilhões de dólares pretende gerar nada menos de 42000 empregos diretos na sua execução, e de 28 a 35 mil permanentes quando inaugurado para atender a enorme clientela de clientes, visitantes, ou melhor... habitantes desta verdadeira cidade vertical.
O empreendimento deverá ser inteiramente custeado por capital particular segundo os organizadores. Mesmo assim, deve estar sendo muito bem visto pelo poder público pois em termos atuais,  deverá representar a arrecadação de 942 milhões de dólares em impostos.
O que torna esta construção diferente das outras mega torres (além de sua estonteante altura) é a preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente. Em particular, o uso em larga escala de tecnologias alternativas para geração de energia, como eólica e fotovoltaica, dessalinização de água, e o uso preferencial de fornecedores e produtores regionais de alimentos orgânicos.
Será que o novo maior prédio do mundo vai ser também o maior prédio sustentável?
Aliás, cabe aí outro questionamento: há real necessidade de prédios tão altos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário